30 anos de boas memórias com as pessoas

 

Empresa

A LIPOR, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos, é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos nos oito Municípios seus associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. A LIPOR gere mais de 500.000 toneladas de resíduos por ano, produzidos por cerca de 1 milhão de habitantes.

Com um volume de negócios na ordem dos 36,5 milhões de euros, a LIPOR conta ainda com 220 Colaboradores diretos que trabalham nas suas instalações para responder aos demais desafios que se lhe colocam de eficiência, competitividade, excelência, produtividade, motivação, criação de valor e, claro está, de geração de negócio.

 

Envolvimento

A estratégia LIPOR, Rumo à Sustentabilidade, tem uma mensagem inerente muito forte, que demonstra, de forma basilar e indissociável, o conceito de uma gestão integrada. As questões ambientais, que pelo seu core de atividade, estão naturalmente muito intrínsecas na gestão corrente, estão perfeitamente alinhadas com as questões sociais, de bem-estar e salubridade, económicas e financeiras. O Relatório de Sustentabilidade (RS) é encarado pela LIPOR como uma peça fundamental de gestão da Organização, que engloba toda a sua atividade, sendo uma peça transversal a todas as áreas do Desenvolvimento Sustentável (DS), Económica, Ambiental e Social.

Comunicar a atividade da LIPOR de forma responsável, transparente e verdadeira é fundamental, mostrar o que a LIPOR faz e como faz é uma mais-valia para a Instituição LIPOR e para os demais stakeholders que com a LIPOR se relaciona. Envolvimento O RS da LIPOR é editado anualmente com o Relatório e Contas. De ano para ano, a LIPOR tem vindo a melhorar o seu reporte, numa perspetiva de melhoria contínua, adotando diferentes estratégias e metodologias, melhorando conteúdos e informação, recorrendo a ferramentas que lhe permitem responder aos novos desafios que vão surgindo. A edição destes importantes documentos é para a LIPOR e seus Municípios associados, motivo de satisfação, pela oportunidade e relevo que assumem e, ao mesmo tempo, porque aumenta a sua responsabilidade perante a Comunidade, os Cidadãos e demais parceiros.

 

Objetivos

A edição do RS, importante ferramenta de suporte à Gestão da LIPOR, permite à Organização crescer e evoluir em diversas áreas, sendo de referir a sistematização da informação, a responsabilização e o envolvimento interno, a participação e transmissão de conhecimentos aos Colaboradores, a sistematização dos mecanismos de envolvimento de stakeholders, o processo de comunicação externa e interna, entre outros. Comunicar o desempenho da LIPOR é o grande objetivo, que pelo facto de ser verificada por entidades externas (Deloitte & Associados SROC, S.A. e Global Reporting Iniciative, que classificaram como A+) garante uma maior fiabilidade dos dados e informação que constam no documento. Estão subentendidos os valores da verdade e confiança, com a transparência no reporte, subjacente o valor da honestidade, sendo transmitidas as informações de forma objetiva e clara para que este seja efetivamente entendido por todos os stakeholders. A novidade da edição de 2011 foi a edição bilingue e a adesão da LIPOR aos princípios definidos na Norma AA1000APS (2008): a Inclusão, a Relevância e a Capacidade de Resposta.

 

Atividades

A forma de encarar o futuro tem que considerar o médio-longo prazo e o papel da sociedade como um todo, implicando, muitas vezes, uma mudança da visão e de estratégias. A LIPOR, como agente ativo e motor de mudança, acredita no seu papel, defende os princípios do DS, aplicando-os na sua gestão diária e induz, através do envolvimento de parceiros, a adoção das melhores práticas no seu “núcleo” de stakeholders. Esta Visão do Conselho de Administração da LIPOR assenta em princípios fundamentais e de futuro, essencialmente a Inovação, o Espírito de Iniciativa e o Exemplo. Neste sentido, têm sido promovidos um grande número de projetos em diversas áreas que têm transformado a Organização e melhorado significativamente o seu desempenho. Estes projetos abarcam diversos setores estratégicos, desde a Área Técnica de Gestão de Resíduos, à Inovação, ao Controlo de Gestão até à Educação e Sensibilização Ambiental e à Responsabilidade Social.

A LIPOR tem bem incutido o espírito de partilha, apostando na promoção de diversas iniciativas e atividades que privilegiam a comunicação entre parceiros, tais como:

- Promoção de seminários técnicos e workshops sobre Resíduos e Sustentabilidade;

- Participação em diversos grupos de trabalho a nível nacional e internacional;

- Promoção de debates com Organismos/Instituições de referência;

- Participação em projetos de vanguarda europeus;

- Participação em conferências como oradores;

- Dinamização do site;

- E-News semanal;

- Associação a Instituições de referência;

- Participação em diversos fóruns e consultas públicas, entre outras.

A nível interno, a LIPOR aposta na formação dos Colaboradores sobre Sustentabilidade. Em 2011, foram promovidas sessões de formação subordinadas ao tema “Conhecer os Relatórios de Sustentabilidade”, onde inclusive, houve lugar a uma dinâmica de participação ativa de todos os Colaboradores, com o repto de escreverem uma frase sobre o que para eles significa a Sustentabilidade. Desafios O desafio diário da LIPOR é manter o seu desempenho nas vertentes da Sustentabilidade e, assim, alcançar a Excelência. Sempre na vanguarda do setor, a LIPOR prioriza a análise dos resultados em tempo útil, a identificação de novas oportunidades, a incorporação da estratégia “definida” na estratégia “emergente” e assume-se como uma Organização versátil, recetiva à Mudança e à melhoria contínua, com o objetivo de estabelecer relações de parceria “win-win”.

 

Resultados

“Rumo à Sustentabilidade”, baseia-se no conceito de uma gestão integrada de acordo com as áreas do DS: › Económica, garantindo uma maior eficiência dos processos e redução de consumos; › Ambiental, promovendo a adequada gestão dos resíduos/recursos, das emissões e demais atividades associadas; › Social, investindo na melhoria de qualidade de vida e no efeito multiplicador de comportamentos. Consulte www.lipor.pt, secção Biblioteca, Relatórios de Sustentabilidade.


home