Green Festival 2010

 

Empresa

O Santander Totta tem cerca de dois milhões de clientes, mais de 700 balcões distribuídos por todo o país e detém aproximadamente 12% de quota no sistema bancário português.

O Santander Totta faz parte do grupo Santander que, no final de 2010 era o primeiro banco da zona euro e o décimo do mundo por capitalização bolsista. É o banco internacional com mais balcões no mundo, 14 082, e tem cerca de 95 milhões de clientes e 179 000 empregados.

No ano de 2010, o Santander Totta foi distinguido pela imprensa internacional e nacional, com vários prémios de que se destacam: Melhor Banco em Portugal – Global Finance (Fev/10) e Euromoney (Jul/10), Banco do Ano em Portugal

– The Banker (Dez/10), Melhor Grande Banco em Portugal; Grande Banco mais Sólido; Grande Banco mais Rentável – Exame (Out/10).

 

Envolvimento

O Santander Totta, no âmbito da sua política de Responsabilidade Social, apoiou o Green Fest 2010, que se tem vindo a constituir como o evento de referência na área da Sustentabilidade – tanto para as empresas e outras instituições que nele encontram o palco ideal para partilhar as suas iniciativas de impacte ambiental, quanto para as famílias e cidadãos que, cada vez mais conscientes que a elevação da qualidade de vida é responsabilidade de todos, procuram neste evento e para esse efeito, experiências e aprendizagens.

O Banco esteve presente com um stand onde promoveu não só produtos e serviços relacionados com a proteção do Ambiente mas também animação através de vários sorteios e passatempos para todos os visitantes. A nível interno, e exemplificativo do interesse que os temas ambientais despertam nos colaboradores, o concurso de fotografia para colaboradores e filhos foi um sucesso.

 

Atividades

 

Conferência "Everything is Connected"

O Santander Totta promoveu, também, a segunda edição da Conferência "Everything is Connected", que reúne personalidades de áreas científicas, e de humanidades, e que tem como pano de fundo das intervenções e debates, a importância da cooperação pessoal e institucional, e da complementaridade, num mundo cada vez mais complexo, interdependente, e marcado pela incerteza.

 

Concurso de Fotografia para Colaboradores e Filhos “Fotografar é Proteger”

O Concurso de Fotografia foi lançado no âmbito da iniciativa Green Fest, lançado para colaboradores e filhos relacionado com a temática da ecologia e da natureza. A iniciativa contou com cerca de 170 fotografias. Os vencedores foram anunciados no festival.

 

Desafios

As questões de Responsabilidade e Sustentabilidade Ambiental assumem uma importância vital na estratégia de ação do Santander Totta de acordo com os valores corporativos. Num mundo onde as condições ambientais afetam cada vez mais a maneira como vivemos, é necessário estar cada vez mais alinhado com boas práticas ambientais em prol do Desenvolvimento Sustentável.

O objetivo da participação no Green Fest é também exactamente, dar a conhecer o que o Santander Totta faz em matéria de Sustentabilidade.

Na área ambiental salientam-se algumas das medidas adotadas:

  • O Santander Totta tem um sistema centralizado de gestão em 50% dos mais de 700 balcões do banco que faz a monitorização de equipamentos elétricos e eletromecânicos, onde são controlados um conjunto de consumos a partir da sede do banco, como é o caso da iluminação e do ar condicionado;
  • Programa que atualiza a hora solar, o que possibilita que os letreiros luminosos sejam ligados consoante o nível de luz natural de cada dia. O mesmo sistema tem também um algoritmo que permite que nos feriados a luz não seja acionada automaticamente nos balcões;
  • Instalação de Centrais de Microgeração (fotovoltaica) em dez balcões;
  • A modernização dos equipamentos de videoconferência permitiu reduzir o consumo energético em cerca de 73% face ao modelo anterior. Por outro lado, as videoconferências quase que triplicaram o que fez com que as viagens de avião de curta distância diminuíssem significativamente;
  • No âmbito do concurso interno, Ideias com Valor, a existência de várias propostas relacionadas com a eficiência energética, prova o envolvimento de todos os colaboradores com a responsabilidade ambiental;
  • Adoção de sistema all-in-one de impressão e fotocópia e o incremento dos computadores portáteis (21%) em detrimento das torres em todos os balcões e serviços centrais permitiu uma redução de cerca de 20% dos consumos;
  • Redução de 12% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) face ao ano anterior;
  • Produtos específicos para o financiamento de energias renováveis para particulares e empresas;
  • Participação ativa no financiamento de grandes projetos de energias renováveis.


home