projetos de Educação Ambiental

 


A BioRumo atua com as empresas no sentido de promover as suas melhores práticas e os seus valores de proteção do ambiente, da biodiversidade, do combate às alterações climáticas e da promoção de estilos de vida saudáveis e padrões de consumo responsáveis. O objetivo é o de reforçar o papel das famílias, da escola e dos outros agentes de socialização no desenvolvimento de uma sociedade de consumidores e cidadãos conscientes dos seus papéis e ativos na sua promoção.

projetos em destaque Educação Ambiental

Alterações Climáticas e Eficiência Energética

YEL - Young Energy Leaders

 

A BioRumo em parceria com a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), lançou no ano letivo 2014/15 um Projeto dirigido aos alunos do Ensino Secundário, público e privado, e do Ensino Profissional de centenas de escolas espalhadas por todo o país.

O Projeto tem como objetivo principal criar um movimento dinâmico entre alunos e professores que contribua para uma alteração de comportamentos e atitudes na abordagem das temáticas:Alterações Climáticas e Eficiência Energética.

Contamos contigo para partilhar este movimento! Liga-te à corrente!

ler + >

Ambiente e Sustentabilidade

CIDADE +

 
CIDADEMAIS rege-se por três pilares essenciais, a COOPERAÇÃO, a INTEGRAÇÃO e a RESPONSABILIDADE.
 
cooperação é um pilar basilar da estrutura do evento. Desde o núcleo organizativo, aos promotores e às várias parcerias, são debatidas e geridas as expectativas e necessidades para se encontrar a forma mais frutífera de participação.
 
integração é uma realidade inerente ao Ambiente e a este evento e um aspecto-chave do conceito de Sustentabilidade.   É a partir da integração da diversidade de elementos presentes na sociedade que esta dá um salto qualitativo e sustentado. A mudança de comportamentos deverá incluir todos os intervenientes e envolver a comunidade.
 
responsabilidade surge do compromisso sólido que estabelecemos com a organização, os parceiros, o público, a região e a promoção de uma vida mais sustentável para um planeta saudável.
 
ONDE
 
Acontece na Cidade porque é nesta que se concentra a maioria da população e, por sua vez, é onde se reúnem os agentes decisores de planeamento e gestão territorial e social.

Em conjunto, transformam profundamente o ambiente, a economia, a sociedade e a cultura do território. As CIDADEs são assim locais, por excelência, onde os temas do Ambiente e a Sustentabilidade devem ser discutidos.
Estas são propostas que desafiam a atitude criativa e inovadora dos agentes implicados na transformação da sociedade que constroem uma “CIDADEMAIS”.

Os Jardins do Palácio de Cristal são o local de passagem e de estadia dos visitantes do evento e foco turístico da cidade do Porto. No CIDADEMAIS é ponto nevrálgico para onde confluem várias actividades e dinâmicas do evento, como as Oficinas, o Mercado, as Artes e Espectáculos e a Praça Empresarial.

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett é o espaço de eleição para a informação, o lazer e a promoção do livro e da leitura dos Jardins do Palácio. Integra o Auditório onde decorrem as Conferências deste evento.

 

PARA QUEM

 

CIDADEMAIS apresenta-se a TODOS que pretendam fazer parte de um mundo proactivo e de partilha, que queiram ouvir e contar a sua experiência, contribuir para a promoção de comportamentos conscientes e responsáveis em sociedade. Destina-se a:
- Crianças, Jovens, Adultos e Seniores;
- Professores, Investigadores e Estudantes;
- Infantários, ATLs, Escolas e Universidades;
- Empresas;
- Associações.

 

 

 

ler + >

Câmara Municipal de Águeda

Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade

 

O projeto da Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade é um projeto intermunicipal integrado no programa RUCI – Redes Urbanas para a Competitividade e tem como principais objetivos, nomeadamente, a redução até 2020 de pelo menos 20% das emissões de CO2, o aumento da eficiência energética e a integração da Região de Aveiro num movimento europeu que reúne já mais de cinco mil cidades e vilas.

 

Na região de Aveiro, este projeto esteve afeto a 11 municípios integrados no distrito de Aveiro e são eles Albergaria-a-Velha, Águeda, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos. 

 

Este projeto assenta num conjunto de ações pertinentes que conjugam os princípios desta Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade, nomeadamente dentro das temáticas chave que são a Eficiência Energética, a Eficiência Hídrica, os Resíduos e as Alterações Climáticas, realizadas em 55 escolas pertencentes aos 11 municípios integrados nesta iniciativa.

 

O Projeto da Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade, implementado no ano letivo 2014/15, surge da necessidade crescente e premente, de sentirmos, cada vez mais e diariamente, a imprescindibilidade de preservar/conservar o ambiente e educar para a sustentabilidade e cidadania. 

ler + >

Suldouro

Toneladas de Ajuda

 

A Suldouro está a dinamizar, durante o ano letivo 2015/16, junto do público escolar da sua área de abrangência, uma Campanha de recolha de resíduos de embalagem com fim solidário – Toneladas de Ajuda, em parceria com a BioRumo.

 

O público-alvo são as escolas, do primeiro ciclo ao ensino secundário, dos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira.

 

Como funciona o Programa Toneladas de Ajuda da Suldouro?

1.º A Escola define um projeto social que pretende apoiar;

2.º Alunos, professores e funcionários separam resíduos de embalagens de papel e cartão, plástico, metal e embalagens de cartão para alimentos líquidos e depositam-nos nos sacos entregues pela Suldouro;

3.º No final do ano letivo, a Suldouro irá apoiar os projetos sociais em função das quantidades de resíduos de embalagem recolhidas.

 

Saiba mais aqui.

 

ler + >

home