projetos de Educação Ambiental

 


A BioRumo atua com as empresas no sentido de promover as suas melhores práticas e os seus valores de proteção do ambiente, da biodiversidade, do combate às alterações climáticas e da promoção de estilos de vida saudáveis e padrões de consumo responsáveis. O objetivo é o de reforçar o papel das famílias, da escola e dos outros agentes de socialização no desenvolvimento de uma sociedade de consumidores e cidadãos conscientes dos seus papéis e ativos na sua promoção.

projetos em destaque Educação Ambiental

Educar Para Uma Economia Circular

A Resíduos do Nordeste desenvolveu, em parceria com a BioRumo, o projeto “Educar Para Uma Economia Circular”, promovendo a sensibilização para a boas-práticas no âmbito, da reutilização, compostagem, redução de embalagens, redução do desperdício alimentar, redução da perigosidade de resíduos e reciclagem.

Este projeto tem como promotor a CIM-TTM – Comunidade Intermunicipal de Terras de Trás-os-Montes, e abrange 9 municípios: Vila Flor, Alfândega da Fé, Mirandela, Vinhais, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro – representados pela empresa Resíduos do Norte.

O projeto tem como público-alvo: a população em geral, indústria, serviços, comércio, canal HORECA, agricultores e associações agrícolas, juntas de freguesia, instituições públicas e privadas, comércio alimentar (cadeias de distribuição).

 

ler + >

OMAR - Observatório Marinho de Esposende

A Câmara Municipal de Esposende está a dinamizar, junto dos alunos do 1º e 2º ciclo e público em geral da sua área de abrangência, uma Campanha de Sensibilização Ambiental, denominada Biodiversidade Marinha, que promove a preservação e conservação dos habitats marinhos, em parceria com a BioRumo.

O projeto engloba atividdes lúdico-pedagógicas, nomeadamente:

-Ateliers/Oficinas (lúdico-pedagógicas - expressão plástica, dramática e biodiversidade marinha)

- Oficinas de escrita criativa e de ilustração
- Produção de um livro
- Peça de teatro
- Exposição " se o lixo falasse“
- Animação de Rua
- Jogo didático de chão

 

ler + >

Projeto @postaragua

A Campanha de Educação Ambiental @postaragua decorreu durante o mês de setembro a novembro de 2018. Esta campanha foi direcionada aos alunos do ensino secundário de norte a sul do país, e contou com a dinamização do jovem humorista Afonso Paiva!

A BioRumo em parceria com o Afonso, concebeu 20 shortvíeos nos quais de uma forma humorística, alertam sobre o excessivo desperdício de água no quotidiano e apelam à adoção de atitudes sustentáveis!

Através do Concurso @postaragua, foi lançado o desafio aos alunos: gravar e postar um vídeo sobre o uso sustentável da água! Os prémios consistiam numa estadia no Eco-Resort Zmar e ainda um Intrarail! O desafio foi bem recebido pelos alunos e professores das escolas!

Clique aqui para ver alguns dos vídeos do concurso!

ler + >

Comercializar é arte, reciclar faz parte!

Comércio a Reciclar

O projeto Comércio a Reciclar foi uma iniciativa da EGF (Environment Global Facilities), co-financiada pelo POSEUR, que se desenvolveu de junho a novembro de 2018.

Esta campanha visou sensibilizar os comerciantes do canal HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafés) sobre a importância da separação seletiva nos seus comércios, tirar dúvidas sobre a separação dos resíduos, e apresentar o serviço porta a porta, das diversas entidades que pertencem à EGF (Resulima, Resinorte, Valorminho, Suldouro, ERSUC, Valorlis, Valnor, Resiestrela, Valorsul, Amarsul e Algar), que permite aos comerciantes que uma equipa passe pelos estabelecimentos aderentes e recolha os seus resíduos de forma gratuita!

Os nossos monitores estiveram no terreno de norte a sul do país a sensibilizar os comerciantes de diversas zonas, e foram muito bem recebidos!

No total, foram realizadas 26 166 ações em 26 166 estabelecimentos!

ler + >

Programa Integrado de Eficiência Energética nas IPSS

Eficiência energética é sinónimo de poupança económica, por isso mesmo, a RNAE está a desenvolver o Programa Integrado de Eficiência Energética nas IPSS em parceria com a BioRumo!

O Programa visa sensibilizar e formar os colaboradores de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o território Nacional Português para a temática da Eficiência Energética, através da criação de uma rede de Coordenadores Internos de Energia (CIE) capacitados no âmbito do programa!

 

Saiba mais aqui!

ler + >

home